Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lição 11 - Os Gafanhotos (parte 02)

Lição 11 - Os Gafanhotos (Parte 02)

Base Bíblica: Números 13:31-33

Texto para decorar: Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Romanos 8:31

Objetivos:
Que a criança desenvolva uma visão bíblica acerca da sua própria imagem.
Que a criança receba a cura do Senhor na sua auto-estima

Quebra-gelos: SEGUINDO O “LÍDER”
Formação: As crianças se colocam num círculo amplo, havendo um fora que ocupa o centro quando for chamado. Depois de escolhido um que será o “LÍDER”, chama-se o de fora para começar o jogo. Todos iniciam fingindo coçar o ombro esquerdo com a mão direita. O “LÍDER” deve ir, a cada momento, mudando o gesto e todos os outros passam a imitá-lo na nova atitude sem deixar perceber quem é ele. O que está no centro procura descobrir quem é o “LÍDER”. Ganha se adivinhar quem é o líder. Escolha outro líder para recomeçar o jogo. Previamente, deve ter sido combinado, se o jogador tem direito a uma, duas tentativas ou se deve acertar logo ao primeiro macaco que apontar.

Hora da História: Os gafanhotos (parte 2)
Na aula passada a gente falou um pouco sobre as características do gafanhoto, você se lembra de alguma? Como foi o seu comportamento nessa semana que passou? Você se pareceu com um gafanhoto? (Deixe eles falar) Nesta aula aprenderemos algo novo com os gafanhotos. Você lembra de Moisés? Deus o chamou para libertar o povo de Israel (o povo de Deus) do Egito e entrar numa terra prometida, muito rica e cheia de bênçãos. Quando Moises estava a caminho da terra prometida, antes de possuí-la, escolheu 12 homens para que espionassem a terra. Ele queria saber como era a terra, também se o povo que mora nela era forte ou fraco, se eram poucos ou muitos, também a qualidade da terra, se era boa para plantar ou não, se havia matas, e pediu pra estes homens trazerem uma amostra dos frutos da terra. Que eram estes homens? Eles eram príncipes, nobres, homens de valor. Foram escolhidos criteriosamente por serem fortes, inteligentes, líderes. Moisés os enviou para conhecerem a terra prometida e depois, com relatos vivos, incentivassem o povo a lutar com bravura na sua conquista. Eles foram. Passaram lá 40 dias. Ficaram deslumbrados com a abundancia da terra. Era uma terra fértil, boa, “que manava leite e mel”. Era tudo quanto Deus já havia falado. Eles voltaram da jornada com os frutos excelentes da terra. Todavia, na hora de dar o relatório, dez deles disseram a Moisés que a terra era boa, mas devorava seus habitantes. Disseram que não conseguiriam entrar lá; pelo contrário, morreriam no deserto, comendo pó, pois lá havia gigantes ameaçadores e imbatíveis. E, aos olhos deles, eles eram como gafanhotos. Eram príncipes, mas se sentiram como insetos! (Números 13:33)
Hoje tem muita criança que também vive com os sintomas da doença do Gafanhoto!
DOENÇA DO GAFANHOTO?????
Sim isso mesmo, como toda doença, esta também tem sintomas.
1)Esquecimento! Uma pessoa que sofre da “Doença do Gafanhoto” esquece as promessas e a Palavra de Deus. Estes homens disseram, não poderemos conquistar a terra! Quando Deus tinha prometido que a daria! Muitas crianças também se esquecem que são filhos amados de Deus e que são príncipes e princesas para Ele. Se esquecem das promessas dos cuidados de Deus em todos os momentos e do amor do Nosso Pai amado. Estas crianças se sentem inúteis, rejeitadas, sem valor. Às vezes acreditam nas mentiras que o inimigo disse acerca delas. Que não prestam, que ninguém as ama, que não vão conseguir crescer, estudar, prosperar, ver as suas famílias salvas. Etc.
Você tem esquecido do amor e proteção do Senhor? Tem dado ouvidos ao que os outros falam de você? Você se sente rejeitado?
2)Problema de visão: “...e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos...” (Nm. 13:33). Eles eram príncipes, mas se encolheram. Algumas pessoas chamam isto de Complexo de inferioridade. Isto significa que se achar menos, de menor valor, de menor importância que os outros. Os espías disseram “...porque o inimigo é mais forte do que nós”. (Nm. 13:31) É como se tivessem tomado as pílulas do Chapolin, as pílulas encolhedoras (também conhecidas como "de nanicolina", "de polegarina") Você sabe do que estou falando? Muitas crianças vivem se comparando com seus colegas, vizinhos, primos e sempre se acham menores, inferiores, sem valor. Se olham ao espelho e não se amam. Não gostam dos seus cabelos, alguns queriam ser mais gordinhos, outros mais magrinhos, outros mais branquinhos, mais altos, mais habilidosos ou talentosos, outros queriam ser ricos, outros queriam ter outro nome, e essa lista é muito grande!! Deus nos fez a sua imagem e semelhança e é assim que devemos nos ver. O diabo fica muito contente quando a gente não se gosta, porque assim estamos ferindo ao Senhor, que nos fez! O inimigo também quer que achemos que somos pequenos e sem valor, mas lembre-se de Davi e Golias. Davi era pequeno de tamanho, mas creu num Deus poderoso que podia destruir o inimigo. Você é bonito porque Deus é lindo! Você é a cara de Deus!

Hora de Refletir:
- E você, se acha inferior que os demais? Vive se comparando? Gostaria de ser outra pessoa? Por que?
- Que coisas você não gosta em você?

E vocês sabem o que aconteceu com todos os que estavam infectados com a DOENÇA DOS GAFANHOTOS? Não entraram na terra prometida, ficaram 40 anos no deserto porque não tinham criado nas promessas do Senhor! Então a criança que tem esta doença não pode viver o melhor de Deus, ela sempre está sozinha, triste, achando que ninguém a ama, se achando sem valor. É hora de sermos curados desta doença maligna.

Declaremos juntos Romanos 8:31

Professor segundo as declarações das crianças faça uma oração de renuncia (peça para elas repetirem) de todo espírito de inferioridade, rejeição, abandono. Coloque algum louvor que fale do valor deles em Cristo (pode ser “Aos Olhos do Pai” da Ana Paula Valadão) e ministre com encargo sobre cada uma. É dia de restauração e cura na vida dos pequenos.

0 comentários:

Postar um comentário