Base Bíblica: Êxodo 10:3 -6 e 10:13-15 / Joel 1:4
Texto para decorar: Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, seja um exemplo ... na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Timó teo 4:12
Objetivos:
Que a criança aprenda a valorizar os bens e objetos que tem.
Que a criança reconheça maus hábitos e se disponha a mudar.
Que a criança deseje ser imitador de Jesus.
Quebra-gelos: Querido professor, para esse quebra-gelo você deverá se esforçar um pouquinho, mas garanto que vai valer a pena. Proponho que você busque uma pessoa adulta e convide para ir à aula e contar como as crianças brincavam antigamente. Quais eram os seus brinquedos (muitos feitos em casa, como carrinho com lata de óleo e rodinha de sandália havaiana, ou bonecas de sabugo de milho, bola de meia, etc) como se faziam, com que objetos, e como brincavam. Se puder desenhar ou levar algum brinquedo da época seria maravilhoso! A idéia é que a criança veja a diferença daquela com esta geração, e a diferença do cuidado nos brinquedos!
Hora da História: OS GAFANHOTOS (Parte 1)
O gafanhoto é um inseto comum na palestina, região bíblica. Ele representa uma temida praga que destrói a vegetação, agricultura e tudo quanto é planta. O Gafanhoto já desenvolvido pode chegar a 8 centímetros (os mais comuns), possui 4 assas e 6 patas. Embora tenham hábitos solitários, costumam formar grupos em grandes quantidades (nuvens de gafanhotos) e comem todas as plantações que estão pela frente. Alimentam-se de folhas de diversos tipos de árvores ou plantas. Alguns Gafanhotos em 8 horas podem voar ou migrar quase 100 kilometros! Quando há uma praga, ou seja, milhões deles juntos, o céu chega a escurecer de tanto gafanhoto! E depois da passagem deles por um lugar fica tudo desértico, arruinado. A fêmea do gafanhoto costuma botar de 50 a 100 ovos de uma única vez. Com cerca de 10 dias os filhotes saem do ovo e são perfeitas miniaturas de gafanhotos só faltando as asas. O filhote tem mandíbulas fortes e começa a se alimentar devorando plantas logo que sai do ovo. Essas larvas que nascem destroem e arrasam o pouco de verde que ficou na terra. Muitas nações foram assoladas por esses pequenos insetos quando andam em bandos. E veja que surpresa! O gafanhoto é considerado uma das piores pragas da agricultura brasileira!!!!. Pois pode chegar a causar danos em áreas muito grandes, o plantio é um de seus habitat favoritos. Esse inseto é capaz de comer o correspondente a seu peso por dia, e se alimentam desde simples grama e cultivos até roupas e móveis e, por esse motivo, não é à toa que o governo brasileiro gasta anualmente cerca de um milhão de dólares em inseticidas químicos para controlar o gafanhoto. Mas você se perguntará! O que Deus quer falar com a gente sobre o gafanhoto, o que será que Ele quer nos ensinar hoje? Com o gafanhoto aprenderemos duas coisas. (dividiremos em duas aulas)
O Gafanhoto Destruidor (Parte 1)
Vejamos os textos que falam sobre o gafanhoto. Êxodo 10:3 -6 e 10:13-15 – Joel 1:4. Você
lembra da história de Moisés e de Faraó? Quando Deus pediu ao Faraó que liberasse o povo de Israel (que era escravo no Egito) para adorá-lo, Faraó se endureceu e não o liberou. Então Deus usou Moises para confrontar o rei do Egito e mandou muitas pragas. Uma delas foi a dos gafanhotos que destruíram tudo quanto estava na sua frente. Você imagina como ficou Egito depois da passagem dos gafanhotos? (deixe eles falar)
Sim, tudo ficou devastado, tudo ficou arruinado, sem vida, de cor cinza! Isso me lembra a atitude de muitas crianças com o cuidado dos seus brinquedos, o cuidado da salinha da escolinha bíblica, o cuidado da escola onde estudam e dos úteis escolares, o cuidado das suas roupas, o cuidado dos bens da família. Parece que tem necessidade de quebrar ou destruir! Às vezes quando uma criança esta sozinha brinca tranqüila, mas quando se junta com outras.... parecem gafanhotinhos!
Mas, vejamos, Paulo escreve um conselho de Deus para Timóteo, que era um rapaz muito jovem: Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, seja um exemplo ... na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Timóteo 4:12
Sim, Deus quer que sejamos um exemplo apesar da idade que tenhamos! Exemplo no comportamento com a natureza:
- Não jogando lixo nas ruas. Tem criança que come uma balinha ou bolacha ou toma um refrigerante e joga o lixo no chão ou pela janela do carro! Ou cuspe o chiclete na rua e depois outros pisam.
- Cuidando de plantas, flores e arvores. Tem criança que fica arrancando flores, quebrando arvores, pisando plantinhas... Que tristeza!
- Cuidando do nosso animalzinho de estimação, dando de comer, dando banho e carinho. Você sabia que tem criança que lastima animaizinhos de estimação e até silvestres. (passarinhos e outros)
Exemplo no cuidado dos bens:
- Cuidando dos brinquedos meus e dos outros. Algumas crianças parecem que tem o prazer de destruir! E alguns pais e adultos até perdem a vontade de dar um presente para essa criança. Não que a gente não possa brincar, mas devemos também aprender a cuidar dos brinquedos!
- Alguns deixam os brinquedos jogados por toda casa, ou na chuva, no sol. São bonecas sem cabelos, sem braços, riscadas de caneta, sem olho, sem roupa... tadinhas. São carros sem roda, sem portas, etc... Parece um cemitério de brinquedos.
- Tem tantas crianças bagunceiras, quando chegam da escola deixam a mochila por um lado, o uniforme por outro (algumas nem tiram o uniforme no dia todo!) os calçados jogados, a roupa suja no chão do banheiro... Que bagunça!!!
- Na igreja são um furacão!! Correm por todo lugar sobem no altar, pegam nos instrumentos depois do culto, gritam, empurram, quebram as plantinhas, luminárias.... só de pensar fiquei triste!!! Será que quando uma criança assim crescer vai mudar? É muito difícil, já que o que a gente é, se aprende quando somos crianças.
Hora de Refletir: E você...? Como trata os seus brinquedos? Joga lixo nas ruas? Cuida das plantas? Como se comporta na igreja, na escola na casa de parentes e amigos? O que podemos fazer para mudar? Como fica a sua casa/escola/igreja depois que você passa, igual ficam os campos arrasados pelos gafanhotos? Por que? Você quer ser parecido com um gafanhoto destruidor ou com um filho de Deus?
SIM, CLARO TODOS QUEREMOS SER PARECIDOS COM JESUS!!! Depois que ele passava tudo ficava melhor! A morte se transformava em vida, a miséria em abundancia, a fome em satisfação, a tristeza em alegria, o ódio em amor, o ressentimento em perdão, a solidão em comunhão, o bagunçado em ordem. EU QUERO SER PARECIDO COM JESUS E VOCÊ?
0 comentários:
Postar um comentário