Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lição 03 - O Cordeiro

Lição 03: O CORDEIRO

Base Bíblica: (João 1:29-32) - ( Isaias 53:7) - (1 Pedro 2:22-23)

Texto Pra decorar: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou manso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Mateus 11:29

Objetivos:
* Que a criança tome a decisão de desenvolver um coração manso e humilde.
* Que a criança tome a decisão de não assistir desenhos ou jogar videogames violentos.
* Que a criança aprenda a entregar seus sentimentos de raiva, ódio e vingança ao Senhor.

Quebra-gelos: Eu sou manso!
Colocar as crianças em círculo e de mãos pra cima, a mão esquerda debaixo da mão do colega (que está a esquerda) e a direita por cima da mão de colega (que está a direita). Eles deverão bater suavemente na mão do colega recitando parte do texto bíblico de hoje separado em sílabas: “eu sou man-so e hu-mil-de de co-ra-ção”. A cada silaba uma batida, assim vai passando na roda. Quem for o último (na silaba ÇÃO) deve tentar bater na mão do colega, se bater o colega sai fora, se o colega tira a mão antes que batam nele vence e o outro sai e começa de novo. Ganha quem sobrar sem receber o tapinha final na mão ou quem consegue bater no outro. (Esta é uma boa maneira de decorar textos porque se repete varias vezes brincando).

Hora da História: O Cordeiro
Nesta semana vamos estudar sobre um animal muito comentado nas escrituras: cordeiro. Umas das figuras do Senhor Jesus na Bíblia. João Batista identificou a Jesus como o Cordeiro de Deus: "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Aí está o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. João continuou: - Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. (João 1:29-32). Mas porque João chamava Jesus de Cordeiro? Vejamos algumas características do cordeiro:
* O cordeiro é o filhote macho da ovelha. Ele é chamado de cordeiro até 1 ano de vida depois passa a se chamar de carneiro (que é o macho da ovelha).
* O cordeiro tem uma característica, a sua mansidão. Mas o que é mansidão? É a entrega total, é a total obediência e dependência ao pastor. Quando o cordeiro é levado ao matadouro ele não esperneia nem grita, ele se entrega. Em Isaias a Bíblia nos disse que Jesus morreria na cruz como um cordeiro é levado ao matadouro, sem reclamar, sem abrir a boca. ( Isaías 53:7). Mas o que isso tem a ver conosco? Como dissemos, a característica mais importante do cordeiro é a mansidão.

Ser uma criança mansa é:
* Uma criança humilde, ou seja que não é orgulhosa nem arrogante. Não se gaba das coisas que tem ou que faz. (não fica falando para humilhar aos outros);
* É uma criança que não briga, que não bate. Que não é violenta nem ama violência;
* É puro, não fica pensando em coisas indecentes. O cordeiro é um animal puro, limpo. Assim também deve ser uma criança que se parece com Jesus;
* Uma criança com coração bondoso, que oferece perdão, que mostra o amor de Cristo.
* É uma criança que não se vinga, que não fica fazendo ameaça nem tenta esmagar o mais fraco. Veja Jesus na cruz poderia ter pedido alguns poucos anjos que o defendesse matando a todos os soldados, mas ele foi obediente a Deus até o fim, e por esse motivo nós recebemos a salvação da nossa alma;
* É alguém paciente. Tem criança que qualquer coisa o tira do sério e logo começa a brigar ou fica nervoso e grita. Uma criança mansa como cordeiro é alguém que tem paciência, com o irmão mais novo, com o primo, com os pais e colegas, etc. Paciente é alguém que fica em paz ainda que algumas situações sejam ruins ao seu redor. Veja o que Pedro disse de Jesus, o cordeiro: “Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz”. 1 Pedro 2:22-23.

Que coisa mais maravilhosa! Nós devemos agir exatamente dessa maneira! Uma criança mansa é mais forte que uma que vive com violência e vingança. Porque quando a vontade de bater ou se vingar vem, ele se domina e confia em Deus para não agir mal. Mas o violento, o bravo que se acha o forte, na verdade é um coitado e fraco que não consegue se dominar e o ódio toma conta e faz o que quer com ele. Quantos casos de ferimentos graves e até mortes conhecemos entre juvenis ou crianças violentas!
Mas, o mais importante é que uma criança mansa é habitação do Espírito Santo. Precisamos ser como o cordeiro para que a pomba do Espírito venha sobre nós. Você lembra que quando João Batista disse que Jesus era o Cordeiro de Deus. Logo no batismo de Jesus a pomba, o Espírito Santo, desceu sobre Ele. O Espírito só pode descer sobre crianças mansas, de coração bondoso, perdoador e humilde. Ele não desce sobre crianças de coração mau e violento.

Hora de Refletir:
- Você é uma criança mansa? Por quê?
- Como resolve seus problemas com seus colegas?
- Você age com violência? É briguento?
- Que coisas incentivam a violência na gente? (vídeo games, tv, lutas, etc)
- Você quer pedir a Jesus a natureza mansa do cordeiro?

Professor ministre arrependimento, se alguma criança tem que pedir perdão a alguém que machucou, o bateu incentive-a fazer isso nesta semana. Depois ministre a unção do Espírito sobre cada uma, pedindo ao Senhor a natureza do cordeiro, manso e humilde. No final proponha que não assistam mais desenhos violentos. Peça a elas que orem antes de assistir para que o Espírito Santo as guie nesse sentido.

1 comentários:

Unknown disse...

Senti a presença de Deus ao ler este texto creio que será uma benção quando eu o ler para as crianças...

Postar um comentário