Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lição 02 - A Mula

Lição 02 – A MULA

Base Bíblica: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem”. Salmos 32:8-9

Texto para decorar: “...sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra...” Tito 3:1

Objetivos:
* Que a criança tome a decisão de desenvolver um coração obediente.
* Que a criança entenda que todo vencedor é obediente.

Quebra-gelos: EU SOU OBEDIENTE!
Será distribuída entre os participantes uma lista com instruções a serem seguidas e/ou professora pode estar falando e as crianças fazendo. Deverão ser exortados a cumprir rigorosamente como está definido na lista e/ou está sendo falado. Entregue a lista a cada criança!!! A lista é como segue:
01 - Fale bem alto seu nome completo e dê três pulos, depois se sente no chão.
02 - Levante-se do chão e imite um coelhinho saltando cinco vezes.
03 - Dê um abraço em você mesmo e diga em voz alta: “Eu me amo demais da conta”
04 - Abrace quatro crianças e diga: Jesus te ama!
05 - Pegue na mão de outra criança e fale bem alto: “Você é mais do que vencedora!”.
06 - Agora senta, conte até dez em silêncio e de olhos fechados em atitude de reflexão.
07 - Agora de olhos abertos, fique de pé, jogue suas mãos para o alto, e diga: “Eu sou feliz!”.
08 - Sente-se no chão de pernas cruzadas e diga baixinho: Eu sou uma criança obediente.
Professor diga no final da brincadeira que a obediência é a chave da bênção e da vitória!

Hora da História: A MULA
Na aula passada falamos das formiguinhas perseverantes, e hoje falaremos da dona mula. Você sabia que os pais da mula são o jumento e a égua (feminino do cavalo) dois animais de raças diferentes. Sabia que a mula não pode ter filhotes por causa da mistura das raças dos pais? Mas ainda assim é um animal muito apreciado no campo e em alguns lugares onde a tecnologia é muito cara. A mula é um animal muito usado na Bíblia desde os tempos do rei Davi. Ela é um animal muito bom para carregar carga e para caminhar em lugares de pedras e montes. É um animal muito forte, resistente e trabalhador. E ainda que não gere filhos é muito desejada pelos lavradores, e pessoas do campo. Mas ela tem um grande defeito, se ela não tiver freio na boca é muito desobediente. Por isso o rei Davi nos aconselha na Bíblia que não devemos imitar o comportamento das mulas, que tem muita força, mas só obedecem se tem freio no cabresto. O cabresto é uma corda com o formato da cara da mula que se coloca na cabeça para puxá-la e o freio é uma peça de metal que vai presa na boca do animal, e causa dor e incômodo na mula, e na hora que mexe um pouquinho pra esquerda a mula já vira, também volta, fica quieta, em fim, com o freio a mula está completamente obediente e submissa ao seu cavaleiro. Ela obedece só por meio de força e da dor. Bem, o que será que Deus quer nos ensinar através da mula? (deixe as crianças responderem). Devemos ser obedientes de coração sem precisar de castigos ou ameaças e até às vezes de apanhar. Mas o que é ser desobediente? É deixar de fazer o que é pedido ou que sabemos que temos que fazer. É deixar de fazer o que pais e autoridades pedem. Como podemos saber se uma criança esta agindo com desobediência?


Vejamos algumas características:
- A mãe ou o pai tem que pedir ou mandar mais de uma vez as coisas. (Ir tomar banho, fazer o dever de casa, desligar a Tv e dormir, etc) As vezes o pai manda umas 5 vezes! Isso é desobediência!
- O pai, a mãe ou mesmo a professora tem que ficar ameaçando a criança para que ela obedeça. Exemplo: Se você não desligar essa tv e tomar banho vai ficar uma semana sem sair pra rua! Ou: Se você não comer a comida não tem sobre mesa, se não fizer a tarefa não anda de bicicleta. Essa é uma criança que só obedece com o freio e o cabresto na boca. Só na marra!!! Que coisa mais feia!!!
- Tem algumas crianças que se fazem de surdas quando o pai ou a mãe pedem alguma coisa.
Depois de varias horas dizem: Ah eu não ouvi me pedir isso!! Essa criança além de desobediente é mentirosa!
- Uma criança desobediente sempre faz birra! Você sabe como é, né? Para não obedecer choraminga, grita, faz de conta que fica triste ou emburrada, na verdade devia ser em-mulada né? Criança birrenta é muito desobediente. E isso não agrada o coração do pai.
- Uma criança obediente sempre se acha prejudicada quando pedem algo pra ela. Ela diz: sempre eu!! Porque você não manda meu irmão! Devemos pensar que é um privilegio servir nossos pais!
- Tem criança que apanha dos pais por serem desobedientes. E às vezes, quando você não faz aquilo que eles esperam, a repreensão vem na hora, ou depois, quando chega em casa. A disciplina vem quando não obedecemos às ordens, a direção que nos é dada e nós não gostamos disso.

Todos nós gostamos de ser abençoados, elogiados, mas nem sempre queremos seguir as ordens. Queremos a bênção, mas esquecemos de que ela tem um preço. O preço é dispor o coração para servir e obedecer.

Quem aqui tem sido desobediente e a partir de hoje quer ser OBEDIENTE?
Um filho obediente sempre terá o amor, atenção de seus pais. Um filho obediente traz alegria ao coração dos pais. Um filho obediente é abençoado em todas as coisas, pois Deus se agrada muito dele. Lembre-se, não seja como dona mula que somente obedece com freio na boca! Tenha um coração disposto a obedecer!

Professor ore repreendendo a desobediência e ministrando arrependimento. Ministre o coração obediente de Jesus nas crianças.

0 comentários:

Postar um comentário