Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lição 05 - O Porco (parte 02)

Lição 05: O PORCO (parte 2)

Base Bíblica: Mateus 7:6 / 1 Coríntios 15:33 / 2 Pedro 2:22

Texto para decorar: “Não se enganem, as más companhias estragam os bons costumes”.
1 Coríntios 15:33

Objetivos:
* Que a criança entenda a importância de se separar para Deus.
* Que a criança tome a decisão de não andar em más companhias.
* Que a criança se arrependa da pratica de alguns pecados e entenda o valor de andar em novidade de vida!

Quebra-gelos: CACHORRO E GATO CEGO
Materiais: Lenços. As crianças deverão se formar em círculos de mãos dadas. O professor escolherá dois para o centro, sem poder sair do círculo; um será o cachorro e outro o gato. Vendam-se os olhos de ambos. Toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

Hora da História: O PORCO (parte 2)
Na aula passada aprendemos duas coisas dos porcos:
1 - Não adianta nada se preocupar com aparência externa, com roupa, cabelo e moda se o nosso coração é rebelde, grosseiro, sem respeito. Porque isso seria igual a um porquinho com um brinquinho de ouro no focinho.
2 - Que devemos nos alimentar da Palavra de Deus e não de lixo, como fazem os porcos.

Hoje veremos outros dois ensinos que pegamos dos porcos:
1- “não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão”. Mateus 7:6
Porco não sabe apreciar as coisas de Deus. A expressão “atirar pérolas aos porcos” significa dar ou dizer coisas importantes e preciosas a quem não é capaz de valorizá-las ou entender. No tempo de Cristo, as pérolas eram consideradas preciosidades de altíssimo valor. E os porcos nunca saberiam apreciar o real valor de uma pérola. Muitas vezes passamos tempo em papos com gente que não quer saber nada de mudar, não quer saber de Jesus, crianças que falam palavrões, que zombam de Jesus, e que até fazem coisas que Deus não se agrada. Às vezes você já falou muito de Jesus, e às vezes já os convidou para vir à igreja, mas eles não querem saber de igreja. Em 1 Coríntios 15:33 lemos: “Não se enganem: "As más companhias estragam os bons costumes”. A Palavra aqui nos adverte que se andamos com maus amigos, maus colegas, más companhias, nosso comportamento vai mudar. Ficaremos parecido com eles, briguentos, violentos, passaremos a falar palavrões. O que devemos fazer é orar ao Senhor por eles, pedindo que o Espírito Santo opere e transforme as suas vidas. Mas devemos parar de jogar pérolas aos porcos! Quais são as companhias que você anda, na escola no bairro e até na igreja? Você acha que essa amizade agrada a Deus? Por que? Você tem conseguido influenciar e levar amigos na igreja? Você tem sido influenciado para mal de alguma maneira pelos seus amigos não cristãos?

E a última lição que tiraremos dos porcos é:
2 - "A porca lavada volta a rolar na lama." 2 Pedro 2:22
A Palavra de Deus é como a água que nos limpa e purifica. Quando somos limpos pela palavra, ou seja, quando praticamos a verdade da Palavra de Deus somos limpos e purificados por ela. Mas quando voltamos a fazer aquilo que a palavra desaprova é como soltar um porquinho recém banhado e limpinho que corre e se lambuza na lama de novo! As vezes nossos pais, professores, nos falam alguma coisa, nos repreendem conforme os ensinos da Bíblia e passado um tempinho, voltamos fazer as mesmas coisas, nos parecendo com um porquinho que volta para lama. A lama é uma figura clara do pecado.

Hora de Refletir:
- Tem alguma coisa que seu pai ou mãe ensinou ou até brigou com você pra não fazer e você continua fazendo? O que? (por exemplo, mentir, fazer birra, não obedecer, reclamar, não estudar, falar palavrão, chorar sem motivo, ficar irado, etc).


Professor, seja enfático na questão das companhias, sobre tudo nos mais velhos (10 a 12 anos) mostre o perigo de andar com crianças que não amam nem querem nada com Deus.

0 comentários:

Postar um comentário