Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Parábola do Jovem Rico



QUAL A SUA ESCOLHA? A Parábola do jovem rico

Esta lição do moço rico traz um grande desafio para nós como crentes e professores da Escola Bíblica Dominical e cultinho. Este moço conhecia bem o Velho Testamento, obedecia os Dez Mandamentos e levava uma vida reta mas Jesus reconheceu que faltava algo na vida dele. Ele estava mais interessado no "tesouro" na terra do que em adquirir "tesouro" no céu. E você, professor(a), qual a sua escolha? O alvo de sua vida é juntar bens materiais ou juntar tesouros no céus? Podemos ter riquezas e bens materiais mas sempre Jesus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas. Você pode dizer, com sinceridade, as palavras de Paulo em Gl 6:14: " Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo"?

 Ler: Mateus 19:16-30; Lucas 10:18-30.

Versículo para DECORAR: "Jesus disse: Amem uns aos outros, como eu amo vocês. (Jo 15:12)

APLICAÇÃO: ensinar que devemos amar a Deus acima de todas as coisas.

Introdução

Quem já consegue escolher sua roupa para passear ou ir à igreja? E quando o papai leva você a uma loja e diz: " Filho(a), está na hora de orar e ler a Bíblia, desligue a TV." 
Esta é uma ordem difícil de ser atendida, principalmente se estiver bem no meio do desenho, não é? Qual é a sua escolha? Você vai obedecer ou não?

Desenvolvimento

Certo dia, um moço veio correndo ao encontro de Jesus e fez uma pergunta estranha. Ele preguntou: " Bom mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?". Jesus lhe disse que deveria obedecer aos mandamentos que estão na Bíblia (leia Mc 10:19). 
O jovem respondeu: "Mestre, desde pequeno eu tenho obedecido a todos esses mandamentos".
Jesus sabia que aquele jovem conhecia os ensinamentos de Deus, que estão na Bíblia, mas não praticava. Jesus é Deus e conhece o pensamento das pessoas, o seu e o meu, também. Jesus sabia que o jovem era muito rico e amava mais suas riquezas do que qualquer outra coisa, até mesmo mais do que a Deus. A Bíblia diz que mesmo assim Jesus amou aquele jovem.
Jesus ama você, também. Mesmo quando você não faz o que Lhe agrada Ele ainda o ama.
Jesus deu uma ordem ao jovem (leia Mc 10:21): "... vai, vende tudo que tens dá aos pobres e terás um tesouro no céu; então vem e segue-me".
Jesus queria que o jovem escolhesse seguir a Deus.
Sabem qual foi sua escolha? (leia Mc 10:22):" Ele, porém, contrariado com estas palavras, retirou-se triste, porque era muito rico". Ele fez a escolha errada. Preferiu as suas riquezas, seu dinheiro a seguir Jesus.
Podemos ter riquezas, dinheiro e muitas outras coisas, mas Jesus deve estar em primeiro lugar. Devo amar mais a Jesus do que a qualquer outra coisa.

Conclusão

Qual é a sua escolha?
Você quer sempre Deus e as coisas de Deus em primeiro lugar? Ou, como o jovem da história, fará a escolha errada?
Obedecer e fazer a vontade de Deus sempre é a escolha correta.


Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres 2 (9) 





 



HORA DA ATIVIDADE:









1 comentários:

Eulália disse...

Maravilhoso vou trabalhar com minhas crianças.
Deus abençoe

Postar um comentário